Header Ads

ad

Cursos e Palestras

Em função da dificuldade em pessoas terem tempo livre disponível e também custos de hospedagem e acomodação, é mais comum que o Coletivo Calisto realize palestras e minicursos de curta duração, sobretudo em locais fora da cidade de Rio Claro (SP). Palestras em geral possuem duração de uma a duas horas, enquanto minicursos duram de 4 a 16 horas. Abaixo seguem alguns exemplos de temáticas já abordadas pelo Coletivo Calisto:

Violência e Opressões

Apresentam-se os conceitos de violência e de opressão, com uma perspectiva histórica e também amparada na legislação. Os conteúdos envolvem os diferentes tipos de violência, a maneira como o estado e a sociedade os encaram, ferramentas de denúncia e suas limitações, a importância da auto-organização dos grupos vitimados, os diferentes tipos de opressão na sociedade, além de questionamentos acerca dos diferentes pontos de vista dos movimentos sociais sobre algumas dessas questões.

Sexualidade e Diversidade

Abordando conceitos de diferentes campos da ciência, da biologia às humanidades, pretende-se apresentar a importância da diversidade e do respeito à diversidade. As diferentes formas de viver a sexualidade são melhor compreendidas a partir da visualização das diferenças básicas entre sexo, gênero e orientação sexual. Também analisamos a evolução da ciência sobre essa temática e as descobertas e evidências mais recentes que fundamentam ou contrariam ideias difundidas popularmente, de modo a abrir um debate mais honesto e racional sobre essas questões.

Assédios e Comportamento Assediador

Com foco diferenciado dependendo do público destinado (escolas, empresas, universidades etc), essa apresentação envolve desde a conceituação de assédio e embasamento histórico e político para essas relações até o estudo da legislação vigente. A partir de levantamentos de informações e comparações entre diferentes realidades, é possível abrir um debate também sobre a importância das diferentes formas de organização contra uma cultura de assédios e abusos para o desenvolvimento de hábitos de respeito e quebra de silêncio.

Sexualidade na Escola

Este conteúdo também possui diferentes abordagens, podendo ser destinado a docentes, estudantes de diferentes níveis de ensino ou mesmo público geral para conhecimento do assunto. Apresenta-se a importância da sexualidade ser assunto escolar nas diferentes fases do desenvolvimento do indivíduo, noções de história e legislação, além de um debate sobre os recentes movimentos conservadores que visam retirar gênero e sexualidade dos documentos de referência para a educação no Brasil.

História da Sexualidade

A sexualidade é analisada como foi vivida por diferentes povos em diferentes momentos da história. Do início da civilização aos dias de hoje, comparam-se como os povos encararam questões como direitos da mulher, reprodução, homossexualidade, transexualidade, relacionamentos, organização familiar etc. Também se analisa como o desenvolvimento da ciência e da tecnologia influenciaram o modo como as sociedades lidavam com essas diferentes questões.

Redução de Danos

Após um curso de capacitação percebemos como a cultura de uso e abuso de drogas está intimamente ligada com situações de violência nos mais diversos ambientes. A partir daí, passamos a aprofundar nossos estudos nesse campo de atuação, como forma de estimular uma cultura de cuidado mútuo, do respeito aos limites do seu e de outros corpos, de como determinadas substâncias nos colocam em maior situação de risco ou mesmo de como traumas e episódios violentos também podem levar alguém a estabelecer uma relação perigosa e destrutiva com drogas.

Organização e Articulação

Percebendo que o trabalho que fazemos ainda é muito incomum em vários locais que visitamos, passamos a oferecer também conteúdos voltados à organização de novos grupos e coletivos que tenham objetivos semelhantes. Assim, há algum embasamento sobre história de movimentos sociais, relatos de experiência, sugestões de atividades e intervenções.